Entenda as diferenças entre os principais tipos de tesouras cirúrgicas

tipos de tesouras cirúrgicas

Os diferentes tipos de tesouras são instrumentos essenciais e que são utilizados nos procedimentos cirúrgicos. Elas são definidas como equipamentos diérese. Isso quer dizer que elas podem são usadas em procedimentos cirúrgicos em que é feita a divisão dos tecidos.

As tesouras possuem duas lâminas opostas que se opõem uma à outra para que haja o corte. Além disso, as tesouras são utilizadas nos procedimentos de suturas e em cortes de fios também.

O mercado disponibiliza diversos modelos, utilizados em diferentes situações. Para facilitar o entendimento de suas múltiplas funções, vamos debater este assunto, neste artigo.

Fique por aí e saiba a funcionalidade dos tipos de tesouras.

Conheça os tipos de tesouras cirúrgicas e suas funcionalidades

Os diferentes tipos de tesouras cirúrgicas podem ser encontrados em tamanhos e modelos diferentes, dependendo de cada situação em que for utilizada.

Esta versatilidade facilita o trabalho do cirurgião e precisam estar disponíveis para os procedimentos nos diferentes tipos de pacientes.

Aliás, todos os equipamentos e insumos devem estar em plena disposição dos profissionais da área da saúde, para evitar que o paciente espere muito tempo para ser submetido a um procedimento. Quanto mais cedo o problema for tratado, maiores são as chances de recuperação.

As tesouras podem ser longas, médias ou curtas, tornando assim, o manuseio mais simplificado. No geral, as tesouras médias são as mais comumente utilizadas. Mas há exceções. Uma delas é se o paciente tiver um abdômen maior, neste caso será preciso usar uma tesoura grande.

Já as tesouras curtas são comumente utilizadas em cirurgias em crianças. As variadas utilidades serão detalhadas abaixo, na sequência do material. E serão apresentados os modelos: Mayo, Metzembaum e Iris.

Confira!

1- Tesoura de Mayo

tesoura de Mayo é uma um instrumento pesado e robusto, usados nas cirurgias de pacientes com tecidos musculares mais fortes.

Ela pode ter as pontas nos mais variados formatos, com pontas finas, retas ou curvas.

Este modelo pode ser encontrado em diversos tipos, a diferença em relação as outras é que a área de corte tem a mesma medida que a haste.

2- Tesoura de Metzembaum

O modelo Metzembaum é mais utilizada pelos médicos em relação a anterior, por se tratar de um tipo de tesoura mais sensível.

A exemplo da tesoura Mayo, é possível encontrá-la com pontas retas ou curvas e em diversos tamanhos.

O que a diferencia é a sua área de corte que é menor a haste. Além disso, ela é leve e fina e com pontas rombas.

3- Tesoura de Iris

tesoura de Iris tem as pontas finas e suas formas podem ser curvas e retas. É usual em cirurgias delicadas, em tecidos leves, como nas intervenções pediátricas, por exemplo.

Seu grande diferencial é o tamanho, que não costuma passar de 12 cm.

Entenda melhor os tipos de pontas das tesouras cirúrgicas

A cada necessidade, uma especificidade. Os tipos de tesouras cirúrgicas podem ter duas pontas rombas, duas pontas finas, ou uma ponta fina e a outra romba. Além disso, podem ser retas ou curvas e conter lâminas serrilhadas ou simples.

Já é de conhecimento que o uso de cada tesoura vai depender da necessidade do médico e do paciente. Portanto, quanto maior o número de instrumentos disponibilizados, maiores serão as chances de um procedimento bem sucedido.

Por isso, vamos apresentar os diferentes tipos de pontas das tesouras e para que cada uma serve.

Rombas

 Este modelo de tesoura é usado para a chamada dissecção romba, em outras palavras, é a divisão das camadas dos tecidos do corpo.

Ela é introduzida fechada e sutilmente é aberta e retirada, este procedimento é chamado de divulsionar tecidos.

Finas

Estas tesouras são mais usadas para cortar fios. As mais finas não são indicadas para divulsionar tecidos, já que, ela pode acometer alguma estrutura ou perfurar algum vaso, mesmo que o profissional tome todos os cuidados.

Romba/fina

Estas tesouras são recomendadas para cortes de fios e bandagens.

Retas

Este modelo é também utilizado no corte de fios ou em suturas.

Curvas

A anatomia do modelo favorece ao corte de tecidos do paciente. A sua estrutura arredondada dá mais dinamismo ao corte.

Serrilhada

Estas tesouras são usadas para sustentar o tecido no ato do corte.

Simples

Neste caso, tratam-se de lâminas comuns.

Viu o quanto é importante dispor de tipos de tesouras cirúrgicas? Você vai encontrar diversos modelos e marcas e precisa analisar a relação custo x benefício dos produtos ofertados.

A fim de manter a sua maleta de insumos equipada de tudo que for necessário, na Maconequi tem exatamente o que você procura. Insumos para a área da saúde, esportiva, cosmética e muito mais. E o melhor: você encontra ótimas condições de pagamento. Não deixe de acessar o site!

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.