Scalp (butterfly): numerações e indicações dos cateteres agulhados

scalp

Além das agulhas e seringas, o scalp também é um equipamento muito utilizado no dia a dia de quem trabalha com enfermagem. Por isso, é tão importante conhecer mais sobre ele. 

Também conhecido como butterfly (borboleta), o scalp é um dispositivo agulhado que é utilizado para fazer infusões intravenosas. 

Seu uso é indicado para procedimentos de curta duração, já que a agulha fica dentro da veia do paciente e em caso de movimentação pode acabar causando lesões. Ele também pode ser usado em coletas de sangue, principalmente em pacientes de veia fina.

As numerações do scalp 

O scalp é composto de agulha nos calibres 19G, 21G, 23G, 25G ou 27G, que é acoplada a uma aleta para empunhadura (apelidado de butterfly) que, por sua vez, está ligada a uma mangueira extensora que tem um conector 6% luer onde se conecta a seringa ou equipo para a administração da medicação. Essa extremidade vem com uma tampa de proteção que deve ser removida no momento em que a medicação será infundida. 

Foto: Maconequi

O scalp pode ser encontrado em diversos tamanhos e podemos diferenciá-los de acordo com as cores que indicam seu calibre e tamanho.

  • Bege: calibre 19
  • Verde: calibre 21
  • Azul: calibre 23
  • Laranja: calibre 25
  • Cinza: calibre 27

A indicação de cada calibre do scalp

 Quanto menor o número, maior é o calibre e assim temos as seguintes indicações:

  • Calibre 19G (bege): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue.
  • Calibre 21G (verde) e calibre 23G (azul): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
  • Calibre 25G (laranja) e calibre 27G (cinza): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.

Mas atenção, como já mencionado, o uso do scalp só é indicado para procedimentos curtos, com duração de menos de 24 horas. Para pacientes que necessitam ficar com o acesso por um período maior de tempo, é usado outro dispositivo: o cateter venoso, que foi desenvolvido justamente para acabar com essas situações desagradáveis e perigosas.

Os cateteres podem ser encontrados nos calibres de 14G, 16G, 20G,22G,24G e 26G. E o destaque fica para esse último que é uma das cânulas mais finas existentes atualmente no mercado para esse dispositivo. Sua indicação é de uso em neonatos e idosos que possuem veias muito finas semelhantes a capilares. 

Assim, o scalp deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Já o cateter deve ser empregado para utilização intermitente de fluídos, onde há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um período prolongado.

Onde comprar scalps e outros materiais de consumo

Se você está a procura de scalps, saiba que você pode encontrá-los, assim como cateteres e outros materiais, em lojas especializadas como a loja Maconequi. Lá você encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia na enfermagem.

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.