Quais são os principais aparelhos de enfermagem?

aparelhos de enfermagem

Tão importante quanto uma boa formação acadêmica do enfermeiro, são os aparelhos de enfermagem que ele utiliza diariamente, como estetoscópio, termômetro e medidor de pressão.

A qualidade dos equipamentos utilizados, certamente tem grande influência na precisão do diagnóstico realizado durante o exame físico de enfermagem.

Portanto, o profissional deve estar munido dos melhores e mais modernos aparelhos de enfermagem disponíveis no mercado, para que assim possa transmitir mais credibilidade na execução do seu trabalho.

Leia o post abaixo e conheça quais são os principais aparelhos de enfermagem e o que considerar para realizar uma boa compra.

Conhecendo os aparelhos de enfermagem

Manter-se sempre atualizando e encontrar maneiras de aperfeiçoar seu trabalho, com certeza garantirá ao profissional de enfermagem maior segurança na realização de suas tarefas diárias.

Um dos fatores determinantes para o sucesso no desempenho de suas funções é a escolha adequada dos aparelhos de enfermagem essenciais para a rotina de trabalho e dos quais falaremos a partir de agora.

Medidor de pressão

No momento da triagem de um paciente, um dos primeiros aparelhos de enfermagem a ser utilizado é o medidor de pressão.

Como os sintomas de uma crise de hipertensão são bastante comuns, como dor de cabeça, falta de ar e dor no peito, a aferição exata da pressão permite que o tratamento seja mais rápido.

O papel do medidor de pressão é de fundamental importância para o controle eficiente dos níveis de pressão do paciente, evitando possíveis complicações.

Por esse motivo, o esfigmomanômetro ou o aparelho digital devem ser de uma marca confiável.

Lembrando que o uso do esfigmomanômetro deve se restringir ao uso profissional, uma vez que ele sabe o momento correto de realizar o bombeamento e a constrição da válvula, chegando ao resultado exato da pressão arterial.

Já o aparelho digital, devido a sua praticidade, rapidez e fácil utilização, pode ser usado pelo próprio paciente, que pode fazer o acompanhamento regular da sua pressão em casa.

Termômetro

A utilização do termômetro clínico é imprescindível para evitar que o quadro febril de um paciente possa resultar em consequências graves, como uma convulsão por exemplo.

Embora o tipo de termômetro mais utilizado no Brasil seja o de mercúrio, seu uso está perdendo lugar para o digital, pois seu descarte incorreto pode acarretar em contaminações para o meio ambiente.

Além disso, os termômetros digitais são bem mais práticos, sustentáveis e tem excelente custo benefício.

Oxímetro

Responsável por medir o nível de oxigenação do sangue, o oxímetro mostra se o paciente encontra dificuldade em manter o nível de oxigênio no sangue dentro do aceitável. Ou se há algum tipo de problema que necessite de maior atenção. 

Por ser um método não invasivo, já que a medição geralmente é realizada no dedo, pode ser usado, de forma prática, em pacientes com necessidades distintas.

Um outro dado que normalmente é apresentado no oxímetro é a frequência cardíaca, contribuindo ainda para que o diagnóstico seja concluído com mais agilidade.

Estetoscópio

O estetoscópio é fundamental para a ausculta de sons em áreas como coração e pulmão, assim como em outras regiões, como na parte abdominal, a fim de encontrar alguma anormalidade.

É utilizado ainda, em alguns casos, como ferramenta de apoio para outros equipamentos, como o medidor de pressão. 

Equipamentos de proteção para a enfermagem

Conforme definido pela Norma Regulamentadora – NR 32, o uso dos EPI’s, ou Equipamentos de Proteção Individual, de obedecer a algumas regras, das quais podemos destacar:

  • A realização de procedimentos quimioterápicos antineoplásicos só pode ser feita, com a utilização de EPI’s próprios;
  • A movimentação de cilindros de gases deve ser apenas com os EPI’s adequados, a fim de evitar possíveis acidentes no ambiente hospitalar.

A relação de EPI’s para a enfermagem inclui:

  • Luvas;
  • Touca;
  • Máscara;
  • Óculos;
  • Avental;
  • Sapatos fechados.

Como os EPI’s são imprescindíveis para o combate às doenças infecciosas, é muito importante fazer um bom investimento em produtos de qualidade comprovada.

Afinal, um ambiente de trabalho que oferece proteção, conforto e segurança aos seus colaboradores, tem como retorno maior produtividade e empenho em suas funções.

A escolha dos aparelhos de enfermagem

Como já foi dito, a escolha dos aparelhos de enfermagem deve ser feita levando em consideração:

  • A credibilidade da marca, sua origem e seu reconhecimento no mercado, certificando-se se as normas de qualidade são atendidas;
  • Avaliar se a loja onde serão adquiridos os aparelhos de enfermagem oferece segurança ao consumidor durante a transação comercial, além de assegurar a procedência de suas mercadorias.

Certamente os aparelhos de enfermagem são determinantes para que o profissional possa ter maior segurança no desempenho de suas funções.

Visto que, a precisão desses equipamentos, contribui para um atendimento mais eficiente ao paciente, chegando mais rapidamente à decisão do tratamento mais adequado.

Na Maconequi é possível encontrar os melhores aparelhos de enfermagem, além das excelentes condições de pagamento. Acesse hoje mesmo o site e encontre esses e muitos outros produtos médicos-hospitalares.

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.