Jelco e scalp: qual é a principal diferença entre eles?

jelco e scalp diferenças

Foto: Maconequi

Jelco e scalp são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico. 

A técnica consiste na introdução de um dispositivo em uma veia periférica com o objetivo de tirar uma amostra de sangue, administrar drogas via endovenosa ou realizar reposição volêmica e de hemoderivados.

Mas será que você sabe a diferença entre eles? Se a resposta for negativa, é hora de aprender e por isso preparamos este texto para você.

Acompanhe!

O scalp

Popularmente conhecido como butterfly, o scalp borboleta é um dispositivo de infusão intravenoso que deve ficar menos tempo no acesso venoso do paciente do que os cateteres venosos. Esse scalp é composto de agulhas nos calibres 19G, 21G, 23G, 25G e 27G, que ficam acopladas a uma mangueira extensora conectada a uma seringa. 

Pode ser usado para administração de medicamentos “in bolus” ou “flush”, e para pacientes com veias muito finas e comprometidas, como terapia de dose única, administração de medicamento IV em bolus ou para coleta de sangue. 

Os scalps mais antigos não permitiam que o paciente dobrasse o braço para evitar que o equipamento saísse do lugar. Mas o avanço da tecnologia na saúde trouxe uma nova técnica, mais segura e confortável: o cateter intravenoso ou jelco, que além de evitar vazamento de sangue, garante mais mobilidade ao paciente.

Já falamos aqui no blog sobre o scalp (butterfly), suas numerações e indicações, assim se você quiser saber mais leia nosso artigo Scalp (butterfly): numerações e indicações dos cateteres agulhados.

O jelco

Já o jelco, ao contrário do scalp, possui tempo de permanência maior, permitindo também a infusão de grandes volumes de forma rápida. 

Trata-se de um dispositivo flexível onde a agulha é envolvida por um mandril também flexível. Após a punção, a agulha é retirada ficando na luz da veia apenas o mandril. 

Uma das grandes vantagens do jelco é a possibilidade de retirada do mandril metálico. Permanece no espaço intraluminal apenas o dispositivo maleável, o que impede a perda do cateter por transfixação e também favorece a movimentação do membro. 

Assim, os jelcos são indicados para a administração venosa de grandes volumes de medicações, substâncias irritantes que poderiam causar necroses por outra via, quando é necessária a ação imediata da droga e para infusão rápida de soluções. 

Também podem ser encontrados em diferentes calibre (14, 16, 18, 20, 22 e 24). Cada um deles possui uma indicação específica, conforme já mencionamos no artigo Cateter intravenoso: quando devemos utilizar o jelco.

Principal diferença entre jelco e scalp

Visto isso, podemos chegar a conclusão que a principal diferença entre eles está na finalidade do uso.

O scalp deve ser utilizado para administração imediata de medicação, em que não há necessidade de se manter o acesso no paciente. 

Já o cateter deve ser empregado para utilização intermitente de fluídos, em que há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um período prolongado.

Onde comprar scalps e outros materiais de consumo

Além do jelco e scalp, o profissional também precisará de uma bandeja para reunir os materiais:

  • bolas de algodão e álcool 70% para antissepsia do local;
  • garrote para localizar a veia;
  • luvas de procedimento;
  • esparadrapo ou fita adesiva hipoalergênica;
  • etiqueta ou fita adesiva;
  • além de escala, equipo e suporte de soro.

E tudo isso você pode encontrar em lojas especializadas como a loja Maconequi. Lá você encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia na enfermagem.

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.