Qual é a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem?

diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem

É comum as pessoas não saberem a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem. E se você também não sabe o que cada um desses profissionais tão importantes para a manutenção e os cuidados de saúde pode fazer por você, não deixe de conferir este artigo.

Acompanhe e boa leitura!

A enfermagem

A enfermagem é a maior categoria profissional da área da saúde no Brasil e, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), está presente em todos os municípios do país. 

Para atuar na área, o profissional deve ter o diploma de um curso de graduação em enfermagem ou um certificado de curso técnico ou auxiliar de enfermagem. É preciso, também, estar registrado junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Trata-se de uma profissão bastante procurada, porém, muitas vezes, as diferentes possibilidades de carreira que o setor oferece acabam confundindo quem tem interesse na profissão.

Vejamos agora a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem. 

Qual a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem?

A principal diferença entre uma profissão e outra está no grau de escolaridade

Enquanto para ser técnico de enfermagem é necessário realizar um curso técnico de nível médio, para atuar como auxiliar é exigido um curso de capacitação profissional com menor duração, que, na maioria das vezes, não passa de um ano.

Porém, essas não são as únicas opções de carreira dentro da Enfermagem. Tem ainda a opção de atuar como enfermeiro, profissional que pode chegar até mesmo a liderar equipes. No entanto, para conquistar esse cargo, é necessário ter um grau de escolaridade um pouco maior do que o auxiliar ou técnico de enfermagem: é exigido o ensino superior.  

Assim, de forma simplificada podemos dizer o seguinte:

Auxiliar de enfermagem 

O curso de auxiliar de enfermagem tem curta duração e depois de concluído o curso, o profissional pode atuar em setores ambulatoriais, realizando atividades como administração de medicamentos, aplicação de vacinas, curativos, higienização de pacientes e até trabalhar com esterilização de material. 

Todas as atividades do auxiliar de enfermagem são realizadas em setores e com pacientes sem complexidade.

Técnico de enfermagem 

O curso técnico é uma modalidade de estudos de curta duração, entre um ano e meio e dois anos. Mas para fazer o curso técnico de enfermagem, o aluno precisa ter o ensino médio completo. 

Durante o curso, o estudante tem contato com disciplinas como Anatomia, Antropologia Filosófica, Citologia e Histologia e outras. 

Trata-se de um curso voltado para aprender procedimentos práticos, permitindo que o técnico em enfermagem atue em clínicas e em hospitais, lidando com pacientes de média e alta complexidade, podendo atuar em UTIs, centros cirúrgicos e obstétricos.

Assim, como se pode perceber, as principais diferenças entre auxiliar e técnico de enfermagem são relacionadas ao tipo de formação, titulação e complexidade na atuação. Apesar das competências distintas, ambas as profissões têm como objetivo a saúde e bem estar dos pacientes.

O enfermeiro

Por fim, vale destacar que o enfermeiro é o profissional formado no curso de nível superior de enfermagem, que tem duração média de 5 anos.

Ele pode atuar no gerenciamento de equipes e elaboração de políticas públicas de saúde e também em diversas áreas, regulamentadas pelo COFEN, como por exemplo: 

  • Enfermagem geral;
  • Enfermagem pediátrica;
  • Pesquisa clínica;
  • Enfermagem de resgate;
  • Enfermagem do trabalho; 
  • Ensino;
  • Enfermagem geriátrica;
  • Enfermagem médico-cirúrgica;
  • Gestão da qualidade;
  • Enfermagem obstétrica;
  • Gestão de projetos;  
  • Enfermagem psiquiátrica;
  • Enfermagem de saúde pública.

Bem, agora que você já tem mais informações sobre essas profissões e sabe a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem, fica muito fácil escolher sua profissão ou simplesmente valorizar ainda mais esses profissionais. 

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.