Cateter intravenoso: quando devemos utilizar o jelco?

cateter intravenoso | jelco

A punção venosa periférica é uma técnica extremamente útil no dia a dia de cuidados com os pacientes e consiste na administração de drogas diretamente na veia através de um cateter intravenoso ou scalp.

Isso porque ela permite a ação instantânea da droga ou fluidos em situações de emergência, a suspensão imediata da administração da droga frente a reações adversas e o controle sobre a velocidade e a diluição em que as drogas são administradas.

Como já falamos sobre o scalp no artigo Scalp (butterfly): numerações e indicações dos cateteres agulhados, hoje falaremos especialmente do cateter intravenoso, comercialmente conhecido como “abocath” ou “jelco”.

Se interessou? Então confira este nosso novo conteúdo.

Boa leitura!

O que é o jelco

O jelco é um cateter intravenoso, como já dito acima, usado na punção venosa periférica. Ele, ao contrário do scalp, possui tempo de permanência maior, permitindo também a infusão de grandes volumes de forma rápida

Outra vantagem do jelco é a possibilidade de retirada do mandril metálico, permanecendo no espaço intraluminal apenas o dispositivo maleável, o que impede a perda do cateter por transfixação e também favorece a movimentação do membro. 

O jelco é um dispositivo flexível onde a agulha é envolvida por um mandril também flexível e, após a punção, a agulha é retirada ficando na luz da veia apenas o mandril. 

Seu manuseio não requer paramentação cirúrgica, contudo exige técnica asséptica, preservando a esterilidade na porção distal que entrará em contato com o paciente. 

Quando os jelcos devem ser usados 

Os jelcos são indicados para a administração venosa de grandes volumes de medicações, substâncias irritantes que poderiam causar necroses por outra via, quando é necessária a ação imediata da droga e para infusão rápida de soluções. 

Não há limite de volume a ser administrado por esta via, exceto nos casos de patologias ou indicação clínica.

A numeração dos jelcos e suas indicações 

Os jelcos são numerados em números pares do 14 (maior e mais calibroso) até o 24 (menor e mais fino). Cada numeração tem uma indicação específica, como você pode ver abaixo:

  • Jelco 14 e 16: usado em adolescentes e adultos, em cirurgias importantes e sempre que é necessário infundir grandes quantidades de líquidos. Inserção mais dolorosa exige veia calibrosa. 
  • Jelco 18: usado em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, quando é necessário administrar sangue, hemoderivados e outras infusões viscosas. Inserção mais dolorosa exige veia calibrosa. 
  • Jelco 20: para uso em crianças, adolescentes e adultos, é adequado para a maioria das infusões venosas de sangue e outras infusões venosas (hemoderivados). 
  • Jelco 22: indicado para bebês, crianças, adolescentes e adultos (idosos) e para a maioria das infusões. É mais fácil de inserir em veias pequenas e frágeis, quando deve ser mantida uma velocidade de infusão menor. Inserção difícil, no caso de pele resistente. 
  • Jelco 24: para uso em recém-nascidos, bebês, crianças, adolescentes e adultos (idosos). É indicado para a maioria das infusões, mas a velocidade de infusão deve ser menor. É ideal para veias muito estreitas, por exemplo, pequenas veias digitais ou veias internas do antebraço em idosos. 

Onde comprar jelcos e outros materiais de consumo

Se você está a procura de jelcos, saiba que você pode encontrá-los, assim como cateteres e outros materiais, em lojas especializadas como a loja Maconequi. Lá você encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia na enfermagem.

Blog direcionado à estudantes e profissionais da área da saúde. Trazemos dicas para contribuir com o estudo, informações sobre áreas e também apresentamos os melhores produtos do mercado para que os futuros profissionais da área atuem com maior competência e eficácia.
Post criado 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.